Crise de identidade profissional, você já ouviu falar?

A identidade profissional é definida por um grupo de características únicas que diferenciam um indivíduo do outro. Estas características se formam em cada pessoa de acordo com o ambiente em que vivem e vão sendo aperfeiçoadas com o decorrer dos anos e a maturidade de cada um. Entretanto, pode chegar um momento na vida profissional do indivíduo em que ele não se reconhece mais na profissão que escolheu e passa a entrar em uma crise de identidade.

 

Como a crise surge?

 

A crise de identidade profissional é um problema comum que atinge diversas pessoas. Ela pode surgir por conta de uma pressão social, muitos de nós escolhemos uma profissão pressionados pelos familiares, quando a pessoa se forma muito cedo, por exemplo, por pura imposição familiar ou da sociedade, pode vir a sofrer ainda mais.

Imagine escolher um caminho profissional que nada tem a ver como o que você sonhou ou não se encaixa com o seu perfil pessoal e profissional? É claro que algum momento isso vai causar à pessoa irritação, ansiedade, estresse, frustração, incerteza e tristeza, sintomas de uma crise de identidade. E ela também pode vir a afetar as relações familiares e com os amigos mais próximos.

Quando começamos a não nos sentir mais satisfeitos com as tarefas que exercemos e perdemos a vontade de ir para o local de trabalho por mais que os colegas de profissão sejam pessoas queridas, fica claro que estamos passando pela tão temida crise de identidade profissional.

 

Como sair da crise?

 

Em primeiro lugar, procure ajuda, converse sobre o que está sentindo com alguém que você confie, além disso, procure ajuda psicológica, testes vocacionais ou até um coach para te ajudar a encontrar o caminho profissional certo.

Se você trabalha em um escritório de contabilidade, mas seu sonho era ser jornalista, por exemplo, porque não entrar em uma nova faculdade e tentar uma outra carreira? Tenha sempre em mente que nunca é tarde para recomeçar e encontrar nosso verdadeiro propósito de vida.

Esperamos que tenha conseguido compreender o que é uma crise de identidade profissional e que o conteúdo possa ser útil para te ajudar a buscar se reinventar na carreira e seguir seus sonhos.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: