Coworkings: uma alternativa para empresas ao trabalho remoto em tempo integral

Trabalho remoto

Se o home office era a menina dos olhos das grandes empresas em 2020, agora, em 2021, o cenário parece apontar para outros modelos de trabalho. Gigantes da tecnologia, como as empresas do famoso Vale do Silício, nos Estados Unidos, despontaram entre as primeiras corporações a exaltarem os benefícios do trabalho remoto. E também estão liderando o movimento de volta parcial ao trabalho presencial. 

De acordo com um artigo da BBC, publicado no portal de notícias G1, a Microsoft, uma das maiores empresas no ramo de tecnologia, prevê que trabalhar em casa parte do tempo será o padrão do futuro para a maioria dos empregos. Outras empresas, como Spotify, Amazon e Google, estão oferecendo práticas de trabalho flexíveis que mesclam o home office com o trabalho presencial.

Grandes empresas, como as citadas anteriormente, lideram as tendências do mercado de trabalho e servem como inspiração para negócios menores. Por isso, é possível dizer que o trabalho híbrido, também conhecido como trabalho flexível, será uma realidade nos próximos anos, independentemente da pandemia. 

Com base nessas mudanças, empresas precisarão reavaliar os benefícios de manter um escritório próprio em meio aos novos modelos de trabalho. E, nesse ponto, os coworkings podem oferecer uma alternativa mais economicamente viável, de simples manutenção e com diversas facilidades.

Como o coworking pode ser uma alternativa ao trabalho remoto para as empresas?  

Devido à Covid-19, cerca de 43% das empresas adotaram o home office no Brasil como forma de proteger os seus colaboradores, segundo uma pesquisa da consultoria BTA. Com isso, os escritórios próprios se tornaram, de certa forma, um estorvo. Isso porque, apesar de não estarem sendo utilizados, continuaram representando um gasto significativo para as empresas. 

O resultado não poderia ser outro: uma onda de devoluções de escritórios e prédios comerciais vazios. Apenas em São Paulo, o número de escritórios disponíveis em 2021 subiu aproximadamente 50%. O principal motivo para a devolução foi a redução de custos com aluguel e outras despesas fixas, como condomínio, luz e água.

Portanto, o coworking se apresenta como uma solução para empresas que querem adotar modelos de trabalho flexíveis e deixar o trabalho remoto em tempo integral para trás. Entenda os benefícios oferecidos por esse espaço de trabalho.

Custo reduzido 

Conforme citado anteriormente, o alto custo tem sido o principal motivo para a devolução de escritórios por todo o país. E isso não se restringe apenas a pequenos negócios. Em 2020, o Itaú Unibanco entregou um espaço de 3,8 mil metros quadrados no Faria Lima Financial Center. Assim como o Banco do Brasil, que devolveu 19 dos seus 35 edifícios de escritórios.

Contudo, o impacto financeiro dos gastos com escritórios tem pesado mais no bolso de pequenos e médios empresários. Por isso, os coworkings são uma excelente aposta. Todas as despesas estão inclusas nos planos e têm um custo fixo. 

Ou seja, não importa o quão altas sejam as contas variáveis, como luz ou água, ou o valor do aluguel e do condomínio do edifício do coworking. O valor final para o contratante é sempre o mesmo valor do plano contratado. 

Simples manutenção 

Um escritório próprio apresenta outros custos além dos fixos, como aluguel, condomínio e contas em geral. São custos de manutenção que, além do valor financeiro, também representam uma ocupação a mais no dia a dia. Nessa conta, podemos incluir compras para a copa, limpeza do espaço, manutenção de equipamentos, entre outros.

Em um coworking, nenhuma dessas questões é uma preocupação. Tudo faz parte da estrutura de trabalho do coworking e, sendo assim, recebe todos os cuidados necessários por parte da equipe. 

Trabalho remoto

Facilidades

Existem diversos benefícios em trabalhar em um coworking, entretanto, as facilidades oferecidas por esse tipo de espaço podem ser consideradas um dos principais. 

Os coworkings possuem uma variedade de áreas comuns, como copa e cozinha, salas de descanso e espaços ao ar livre. Tais espaços estimulam o contato com outros profissionais, o networking e o relaxamento para garantir um dia de trabalho mais produtivo.

Além disso, os coworkings também oferecem salas de reunião completamente equipadas para encontros formais e informais. Os espaços estão inclusos nos planos e podem ser reservados de acordo com a necessidade.

Rotatividade para flexibilizar o trabalho remoto 

Os coworkings apresentam ainda uma facilidade essencial em momentos de incerteza como a pandemia: são completamente flexíveis. Ou seja, se o número de funcionários de uma empresa aumentar ou diminuir, não há necessidade de alugar outro espaço ou se preocupar com mobiliário e equipamentos. O coworking é totalmente adaptável.

Entretanto, além da flexibilidade, o Workplace oferece ainda uma vantagem importante. É possível aderir a um modelo de trabalho rotativo para os funcionários sem acrescentar nenhum valor extra ao plano contratado. Quer saber como funciona? Confira!

Caso uma empresa com 20 colaboradores decida adotar o modelo de trabalho rotativo, ela não precisa contratar 20 estações de trabalho. Em um escritório próprio, seria necessário ter equipamentos, mobiliário e espaço para a equipe inteira, mesmo no regime de rotatividade. No Workplace, as empresas podem montar suas escalas de trabalho e contratar um plano de acordo com elas.

Por exemplo, caso cada funcionário vá trabalhar presencialmente apenas uma vez por semana, basta contratar 4 estações de trabalho e os colaboradores podem revezar o mesmo espaço. Os planos do Workplace não contabilizam o número de funcionários, mas sim a quantidade de estações de trabalho utilizadas pela empresa. Isso representa uma grande economia!

Conheça o Workplace e invista em uma alternativa para o trabalho remoto

Agora que você já entendeu porque os coworkings são uma excelente alternativa para o trabalho remoto em tempo integral, que tal conhecer o Workplace? Adaptamos os nossos espaços para nos adequarmos a todos os protocolos de segurança!

Estamos localizados no melhor ponto comercial de São Paulo: a Avenida Paulista. Clique e conheça as nossas soluções.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Open chat