reduzir os custos

6 dicas para reduzir custos da sua empresa e otimizar a receita

Controlar os custos se tornou uma prioridade tão importante quanto aumentar as receitas das empresas. E é justamente por isso que realizar uma avaliação interna das despesas e entender como os seus processos funcionam é o melhor caminho para identificar gastos desnecessários, reduzir custos e estabelecer um programa eficiente que ofereça vantagens aos seus negócios.

No entanto, cabe aos gerentes do negócio encontrar as melhores estratégias para reduzir os custos e otimizar os processos de gerenciamento da empresa. E essa redução significa obter mais flexibilidade para aproveitar as oportunidades de mercado.

Por isso, é essencial fazer investimentos e colher os benefícios desses esforços! No entanto, reconhecemos que reduzir custos é um grande desafio e, nesse sentido, selecionamos algumas dicas para ajudá-lo e ainda otimizar a receita do seu negócio.

6 dicas para reduzir custos

 Avalie seus custos

Antes de criar um plano de ação para reduzir seus custos, é necessário fazer uma avaliação das atuais despesas da sua empresa. Depois de coletar esses dados, faça uma análise detalhada dos gastos – dos mais relevantes (ou maiores) aos menos relevantes. Essa análise permitirá identificar muitos custos “ocultos” que certamente estão afetando os resultados do seu negócio.

Faça análises de curto, médio e longo prazos

Para assumir o controle assertivo de suas despesas e reduzir custos é importante visualizar suas reduções no curto, médio e longo prazos.

Para fazer isso, avalie alternativas que reduzirão seus custos em um período mais longo. Dessa forma, sua empresa não se arrisca a limitar-se apenas nos resultados de curto prazo.

Um estudo realizado pela empresa de consultoria empresarial McKinsey mostra que apenas 10% dos projetos de redução de custos foram bem-sucedidos 3 anos após sua implementação.

Melhore o gerenciamento dos processos

Avaliar apenas contas contábeis ou centros de custo não é suficiente para identificar possíveis gargalos e problemas nos processos da sua empresa. Portanto, ao pensar em processos, muitas atividades são reveladas – como retrabalho, duplicação ou processos e ações realizadas com baixo valor para a empresa e seus clientes.

reduzir custos

O problema é que muitas empresas têm dificuldade em mapear e entender todos os processos envolvidos na produção de seus produtos ou serviços. A conclusão desta tarefa leva tempo e exige que a empresa se comprometa em avaliar o negócio.

É importante definir quais são os resultados ou produtos entregues na saída de cada processo, seus componentes, fornecedores e limites. Como controlar e reduzir custos são tarefas que exigem informações, você precisa prestar atenção nos processos internos.

Renegocie ou repense contratos para reduzir custos

Negociar com credores pode ser uma alternativa viável para controlar e reduzir custos. Por esse motivo, faça acordos com fornecedores e negocie as melhores condições de pagamento para que possam ser realizadas sem grandes consequências financeiras.

Além disso, repensar contratos e pesquisar o mercado para descobrir o que está disponível de outros fornecedores é uma estratégia que também pode oferecer grandes economias para seus negócios.

Portanto, melhore seu setor de compras. Dessa forma, este departamento poderá encontrar parceiros comerciais que ajudem a impulsionar seus negócios, mas também não representam investimentos inviáveis.

Como o controle e a redução de custos podem levar a empresa a trocar de fornecedor, essa possível alteração deve ocorrer com o planejamento correto. Isso evita que essa troca prejudique o fluxo de trabalho da empresa ou a qualidade do que é oferecido ao cliente.

Terceirize serviços

Não há motivo para uma empresa absorver os custos relacionados à contratação e à folha de pagamento de setores não prioritários. Portanto, ao trabalhar com mão de obra terceirizada, a empresa ganha eficiência, já que contrata um parceiro especializado nesse mercado para atendê-lo.

Além disso, há mais liberdade para exigir resultados e conformidade com o que foi acordado no contrato. Como controlar e reduzir custos requer eficiência, a terceirização é uma alternativa perfeita para obter melhores resultados financeiros sem interromper as atividades internas.

Otimize os custos fixos: Conheça o Coworking

Os custos desnecessários estão associados à falta de conhecimento da empresa sobre o que há de mais moderno em seu mercado e o que poderia ser usado para torná-lo mais eficiente.

Sabe-se que despesas com aluguel, iluminação, ar condicionado, limpeza e muitos outros não variam muito de acordo com o tamanho da equipe que uma empresa tem.

reduzir custos

Portanto, é válido analisar se a estrutura física atual é realmente necessária para as necessidades da empresa. Uma mudança de espaço físico pode ser trabalhosa, mas economizar uma quantia significativa no longo prazo..

Uma alternativa para a redução de custos com estrutura física é o coworking. Neste exemplo, gerir a infraestrutura fica por conta da administração do espaço e os coworkers têm um espaço de trabalho limpo, wi-fi, telefone, café e outras facilidades para que trabalhem com qualidade.

Além disso, outra vantagem é que você pode negociar o pagamento de acordo com o número de postos de trabalho que sua empresa necessita, assim você não se preocupa nem com expansão de estrutura física, nem com gastos desnecessários com espaços vazios. Saiba como podemos te ajudar aqui.

Gostou das dicas para reduzir custos e otimizar a receita do seu negócio? Aproveite para conhecer os nossos planos e escolha o que mais combina para ajudar a sua empresa a crescer – com lucro! 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *