Atire a primeira pedra quem nunca pensou ou conhece alguém que gostaria de abrir um negócio próprio. Independente se é ou não o seu caso, ou de alguém próximo, você provavelmente deve ter notado que muitos acabam “jogando a toalha” antes mesmo de darem o primeiro passo. E a pergunta na maioria dos casos vem: Por onde posso começar? A seguir damos algumas respostas, está preparado?
A grande verdade é que abrir um negócio vai muito além de ter capital inicial para investimento, aliás, falando em primeiros gastos, neste momento é importante você identificar quais serão os seus custos iniciais para abrir uma empresa, mas se você não estiver preparado e com os pés no chão, a chance de insucesso aumenta muito.
Quem vai abrir uma empresa usando apenas recursos próprios, sem contar com empréstimos ou investidores, precisa saber muito bem o que fazer com esse dinheiro. Nesse cenário, qualquer erro pode ameaçar não só o caixa, mas também os planos de crescimento.
Passo a passo para um negócio próprio
#1 – Valide sua ideia
Como você sabe que sua ideia de negócio é boa? A melhor maneira de validar sua proposta é pedir a opinião de quem não vai ganhar nem perder com sua empresa: potenciais clientes ou empresários mais experientes.
#2 – Procure um mentor
Não peça conselhos a quem só vai reafirmar suas ideias, e sim a pessoas que o desafiem e façam com que você defenda melhor seus argumentos e decisões, aliás: melhor ainda se for um profissional que atue na mesma área de sua futura empresa.
O empreendedor pode até não gostar do que vai ouvir, mas deve levar essas ponderações a sério e continuar escutando os feedbacks.
#3 – Conheça os seus clientes
Quem é meu cliente: Onde ele está? Como posso chegar até ele? Essas são as primeiras perguntas que o empreendedor precisa responder. Para isso, deve reservar metade de seu tempo – a outra metade deve ser dedicada a criar um produto ou serviço que supere a expectativa das pessoas.
Assim, os primeiros clientes serão sua referência, seu estudo de caso e, melhor de tudo, vão gerar mais negócios.
#5 – Comece o marketing cedo
Muitos empreendedores iniciantes gastam todo o tempo e o dinheiro na concepção e no lançamento de seu produto, mas quando chega a hora de anunciar a novidade, se veem sem recursos.
Logo no começo, pesquise meios efetivos e baratos para chegar ao consumidor e reinvista os lucros em marketing – quanto mais, melhor. Vale a pena começar a fazer ações mesmo antes de o produto estar pronto.
#6- Corte custos iniciais
Quem está começando uma empresa deve considerar alguns custos que podem ser cortados inicialmente. Dependendo do ramo do negócio, dispensar a necessidade de um espaço físico no início da empresa é totalmente possível.
O plano de Escritório Virtual do Work Place surgiu como uma alternativa barata para atender esse tipo de demanda.
Nele, você pode receber desde correspondências até mercadorias, contar com o serviço de atendimento telefônico, ter um endereço comercial de prestígio para divulgação em seu cartão de visita, site e redes sociais, além de um endereço fiscal para abertura ou transferência da sua empresa.
Gostou das nossas dicas para abrir o seu negócio próprio? Foque no crescimento do seu negócio sem se preocupar com a manutenção de um escritório físico. Garanta credibilidade com seus clientes, em pontos estratégicos das principais capitais brasileiras. A contratação do Plano Virtual é 100% online e você tem acesso a uma série de facilidades nos espaços Campus Inc! Saiba mais sobre o plano aqui.