Como os coworkings podem auxiliar no desempenho profissional durante a pandemia

Coworkings

Não há quem possa dizer que não teve o desempenho profissional afetado pela pandemia. Muitos achavam que trabalhar em casa era um sonho, mas nem sempre esse é o caso. Afinal, o home office pode ultrapassar os horários de trabalho estabelecidos, limitar o contato com colegas e causar solidão. Sem contar as inúmeras distrações rotineiras que podem afetar a produtividade e o ritmo de trabalho. Mas os coworkings podem ser uma solução para diminuir esses problemas!

Além disso, como consequência do isolamento, de trabalhar em casa e de conciliar todos os demais afazeres no mesmo lugar, a saúde mental dos brasileiros tem sofrido o impacto. De acordo com o Google, as pesquisas no buscador pelo termo “como lidar com a ansiedade” cresceram 33% em relação ao ano de 2019. E onde os coworkings entram nessa equação?

Os coworkings oferecem inúmeras vantagens que podem proporcionar uma pausa na vida doméstica e uma mudança de cenário, resultando no maior equilíbrio entre vida profissional e pessoal, além de melhorar a qualidade do tempo de descanso e de trabalho. Quer conferir quais são esses benefícios? Continue acompanhando o nosso artigo!

 

Aumento do regime híbrido de trabalho

Primeiramente, é preciso dizer que o regime híbrido é a principal aposta das empresas para o período pós pandêmico. Segundo uma pesquisa realizada pela startup Open Mind, 85% das empresas entrevistadas consideram implementar esse modelo de trabalho durante o ano de 2021. 

E essa é uma tendência mundial. O MIT Technology Review publicou, em dezembro de 2020, uma edição especial sobre o home office e as principais mudanças no formato tradicional de trabalho. Na publicação, dados sobre a retomada dos escritórios apontam que apenas 6,5% dos entrevistados não querem mais trabalhar em casa. Ao passo que 93,5% relataram querer manter ao menos um dia da semana nesse formato. 

Sendo assim, o regime híbrido tem se mostrado o caminho intermediário entre o modelo tradicional de trabalho e o home office. Em outras palavras, os coworkings se apresentam como uma alternativa que atende tanto aos profissionais que continuarão no home office quanto ao trabalho presencial.

 

Coworkings podem ser complemento do home office

Além dos novos modelos de trabalho, os escritórios tradicionais também estão passando por um momento de reformulação. Sem previsão para o fim da pandemia e em meio a muita incerteza, os aluguéis de salas comerciais tradicionais caíram. E o principal motivo é que, normalmente, representam um custo alto com contratos pouco flexíveis. 

Dessa forma, os coworkings se apresentam como uma solução efetiva para essa questão. Afinal, possuem planos negociáveis e com valor acessível. Além disso, os coworkings também contam com estrutura física para receber tanto empresas inteiras quanto profissionais autônomos. 

E nada melhor do que um coworking para dinamizar a rotina de trabalho e melhorar o desempenho profissional. Veja mais nos tópicos a seguir!

 

Melhora na produtividade

Trabalhar em home office pode ter suas vantagens, mas é inegável que a produtividade é afetada. Especialmente quando não há um espaço próprio para o momento de trabalho ou quando é necessário dividir esse espaço com outras pessoas, como filhos em aula remota. Afinal, com tantas possíveis distrações, não há concentração que aguente, não é mesmo? 

Em um coworking é possível se desligar do ambiente doméstico e se concentrar apenas no trabalho durante o período do expediente. O que, consequentemente, gera uma melhora na produtividade e permite que os momentos de descanso sejam melhor aproveitados sem que o pensamento fique vagando pela pilha de tarefas não concluídas. 

 

Estímulo à criatividade

A criatividade precisa ser estimulada, e trabalhar sozinho, dentro de casa, todos os dias da semana, não traz os melhores resultados nesse quesito. Uma simples mudança de ambiente pode ser uma excelente forma de aumentar a criatividade. Afinal, em um coworking você pode conhecer novas pessoas e descobrir diferentes perspectivas sobre um mesmo ponto. Uma ótima forma de ativar a criatividade!

 

Infraestrutura de qualidade

Quem não se estressou, ao menos uma vez, com a internet falhando, com a cadeira desconfortável ou com a falta de privacidade durante o home office? A infraestrutura é um dos principais motivos para que o trabalho em casa seja mais desgastante do que o presencial. 

Sendo assim, os coworkings apresentam uma vantagem essencial: infraestrutura de qualidade. Os espaços são preparados para oferecerem as mesmas comodidades de um escritório tradicional, como:

  • Internet de alta velocidade;
  • Rede telefônica;
  • Impressoras conectadas a todos os computadores;
  • Mesas e cadeiras ergonômicas, etc.

Além das comodidades tradicionais, o Workplace conta com áreas abertas para aquela pausa estratégica para recarregar as energias durante o expediente. 

Coworkings

Coworkings: espaços de trabalho mais flexível 

Além dos benefícios apresentados, o coworking conta com uma facilidade essencial em tempos de pandemia: são completamente flexíveis. Principalmente quando se trata de empresas. Afinal, se for preciso aumentar ou reduzir o número de funcionários, não é preciso alugar outro espaço ou se preocupar com mobiliário e equipamentos. 

Os planos podem ir desde salas privativas até mesas fixas, dentro do espaço compartilhado. No Workplace, há ainda uma vantagem adicional! Você pode aderir a rotatividade dos funcionários sem pagar nada a mais por isso. E como funciona? 

Vamos lá: caso a sua empresa tenha 20 funcionários e cada um deles vá trabalhar presencialmente uma vez por semana, você não precisa contratar um plano com 20 mesas fixas. Você pode contratar 4 mesas fixas e cada um dos colaboradores utiliza no seu dia de trabalho presencial. Já imaginou a economia? 

 

Conheça o Workplace e sinta a melhora no seu desempenho profissional

Agora que você já conhece os benefícios de um coworking para o seu desempenho profissional, que tal visitar o Workplace? Estamos seguindo todos os protocolos recomendados para que a sua saúde e segurança estejam em primeiro lugar.

Oferecemos diversas conveniências e facilidades para melhorar a sua rotina de trabalho! E o melhor: estamos localizados em um dos melhores pontos comerciais de São Paulo, a Av. Paulista. Clique e saiba mais sobre as nossas soluções.

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Open chat