Escolha uma Página

O objetivo principal de uma apresentação é fazer com que quem está assistindo fique impactado de tal forma que saia dali e lembre do que foi apresentado. Não importa se é um pitch de negócios, por exemplo, ou uma apresentação de faculdade, primordialmente é preciso saber se comunicar de forma clara e sucinta.

Com a finalidade de te ajudar a preparar uma apresentação de impacto, listamos 05 dicas para a sua próxima atuação ser um sucesso. Continue lendo este artigo e veja todas as dicas.

 

1 – Prepare-se com antecedência

 

Como-preparar-uma-apresentação-de-impacto

 

Primeiramente, é preciso se preparar com a maior antecedência possível.  Escreva o que você pretende apresentar, faça um roteiro, para que no dia da apresentação não corra o risco de haver imprevistos.  Se vai utilizar power point, não encha de textos e fique lendo no decorrer de toda a apresentação. Esse é um modelo antigo e, com toda certeza, extremamente cansativo para quem está assistindo. Foque em criar um conteúdo dinâmico e com imagens.

Em segundo lugar, prepare-se para eventuais perguntas. Evite ser pego de surpresa, é claro que às vezes pode ocorrer de uma pessoa fazer uma pergunta inesperada, portanto, esteja preparado para qualquer coisa.

 

2 – Não tenha medo

 

Como-preparar-uma-apresentação-de-impacto

 

O corpo fala! De conformidade com esta frase, não vá cheio de medo e inseguranças para sua apresentação. Por isso, se preparar com antecedência é tão importante. Pelo tom da voz e linguagem corporal é possível perceber quando a pessoa está insegurança.

Seja autoconfiante, relaxe e tenha uma boa base de informação para insegurança não surgir no momento que não deve.

 

3 – Saiba contar histórias

 

Como-preparar-uma-apresentação-de-impacto

 

Estude sobre storytelling! Basicamente, isso significa contar históricas de acordo com técnicas utilizadas por escritores e roteiristas com a finalidade de serem inesquecíveis. Essa é uma excelente forma de impactar o público, além de criar interação. Afinal, para uma apresentação de sucesso também é preciso existir  uma conversa entre quem está passando a mensagem e quem está recebendo.

 

4 – Não seja prolixo

 

Como-preparar-uma-apresentação-de-impacto

 

Embora você precise passar todo o conteúdo para o público, não seja repetitivo e nem faça uma apresentação arrastada. Saiba ser sucinto! Assim, você evita cansar as pessoas, caso contrário, como resultado sua apresentação não será impactante e sim “esquecível”.

 

5 – Ensaie dias antes

 

Como-preparar-uma-apresentação-de-impacto

 

Faça uma apresentação prévia para os seus amigos mais próximos, familiares ou até na frente do espelho, por quê não? Com toda a certeza, isso te ajudará a estar mais preparado(a) para o dia da real apresentação.

Além disso, faça pergunta as pessoas para qual você apresentou o conteúdo. Questione se está fácil de entender, se não está cansativo, enfim, todas as questões pertinentes a uma apresentação de impacto.

 

%d blogueiros gostam disto: