Lições da Marie Kondo para aplicar ao trabalho

Marie Kondo já era um sucesso nas livrarias com o livro A Mágica da Arrumação, e há alguns meses também é sucesso com uma série na Netflix. Ela é autora e especialista em organização pessoal e ajuda muitas pessoas a mudarem seus hábitos organizacionais dentro de casa.

Mas essas dicas vão além da arrumação de uma casa, podemos aplicá-las também dentro do ambiente corporativo.

A técnica de organização criada por Marie Kondo é chamada de método KonMari. Veja abaixo seis maneiras de aplicar este método ao seu ambiente de trabalho, seguindo as dicas das consultoras certificadas ao site HuffPost.

 

1 – Antes de fazer, foque nas suas intenções

 

Jenny Ning foi a primeira funcionária americana de Marie Kondo, ela diz que antes de começar a arrumação você precisa se perguntar: “Como quero me sentir quando entrar no escritório?”

Portanto, antes de começar a arrumar sua mesa de trabalho ou organizar a sua caixa de e-mail, tenha em mente o motivo pelo qual deseja organizá-los, pode ser porque um papel ou objeto ali presentes te incomodam, por exemplo.

Se você mantiver o foco nessas intenções servirá de grande ajuda para se comprometer a mudar.

 

2 – Estabeleça categorias

 

Marie Kondo indica guardar itens que são parecidos juntos e isso pode cair como uma luva na hora de organizar as papeladas e até documentos digitais.

É importante estabelecer três categorias:

  • Papéis que demandam ação;
  • Aqueles que você precisará por um período limitado;
  • Os que devem ser mantidos sem prazo definido.

Comprometa-se com si mesmo a descartar o que não tiver um objetivo claro para estar ali.

3 – Preocupe-se com a sua desordem em primeiro lugar

 

É comum que dentro de uma casa dividida entre uma família, as pessoas ali presentes procurarem por culpados por determinada bagunça e isso também pode ocorrer dentro do ambiente corporativo. O método KonMari indica que é necessário se preocupar menos com a bagunça dos amigos de trabalho e mais com as suas próprias ações para organizar e controlar sua carreira.

 

4 – Dê atenção aos seus sentimentos em relação ao trabalho  

 

O método da Marie Kondo tem como objetivo principal ensinar as pessoas a prestarem atenção sobre o que sentem em relação ao ambiente em que vivem.

Dentro do mundo corporativo, você deve começar a perceber o que te proporciona felicidade e o que não te traz alegria, esses podem ser sinais que te ajudarão a desenvolver sua carreira da melhor forma possível. Portanto, como diz Marie Kondo se pergunte: ´´Isso me faz feliz?´´ Se não te traz felicidade, busque alternativas para mudar.

 

5 – Agradeça por cada pequeno aprendizado

  

Marie Kondo diz que é preciso saber amar o que você possui e quando quiser se desfazer de algo, agradeça por ele ter feito parte da sua vida até ali. No trabalho, por mais que você possa lidar com situações ruins uma vez ou outra, tente extrair um aprendizado delas. Talvez essas situações te ensinem algo sobre você mesma, um colega de trabalho ou sobre seu/sua chefe.

 

6 – Mantenha por perto itens que te tragam boas lembranças    

 

Marie Kondo ensina que devemos manter apenas as coisas que realmente têm importância para nós. Portanto, tenha na sua mesa do escritório itens que faça você se lembrar da força que possui, além de saber que não está sozinha(o). Eles podem servir como uma fonte de força e inspiração. Exemplos destes itens são:

  • Uma foto de uma pessoa ou momento especial;
  • Uma pequena lembrança que você ganhou de alguém que ama;
  • Um item que você trouxe de uma viagem inesquecível;
  • Um livro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Open chat